Você sabia que é importante dar vermífugo para seu pet a cada 3 ou 4 meses? 

A verminose é muito comum em cães e gatos, e acomete os animais independente da idade. Os vermes são um problema sério nos animais de estimação, podendo causar vômito, diarreia, anemia, emagrecimento e até levar o bichinho à óbito senão não for tratado adequadamente. 

A convivência entre os pets e seus donos é muito bacana, mas tem que se tomar cuidado com a saúde do seu bichinho, pois existem as zoonoses, que são as doenças transmitidas entre os animais e humanos. As principais zoonoses são causadas por vermes! 

Geralmente, a incidência de verme em cachorros é mais comum do que se imagina. O que pode parecer uma característica saudável, na verdade, é sinal de que algum organismo estranho está em atividade. 

Se não identificado com rapidez e eficiência, pode trazer sérias consequências para a saúde deles, a exemplo de emagrecimento, falta de apetite, enjoos constantes e até indisposição. Em casos mais graves, atingi até órgãos vitais. Mas, calma! A maioria deles têm tratamento. 

Cães que habitam em cidades litorâneas (como a nossa) precisam de um cuidado adicional, uma vez que eles estão sujeitos a dirofilariose, também conhecida por “verme do coração”. A doença é transmitida pela picada de fêmeas de algumas espécies dos mosquitos Aedes, Culex e Ochlerotatus. A principal característica desses transmissores é viver em locais com alta umidade e calor, haja vista que esses fatores também auxiliam na sua reprodução. 

Seu pet já foi vermifugado? Fique atento!